Baixe agora mesmo de graça um curso de cabeamento estruturado e fique por dentro de novidades do blog, inscrevendo-se logo abaixo.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Instalar Ubuntu Server 16.04.1


Neste tutorial vamos aprender como instalar o Ubuntu Server 16, sistema esse que é bastante utilizado na área de servidores e network.
Esse sistema depois de instalado não conta com uma interface gráfica nativa, sua configuração são inseridas apenas por linhas de comandos, mais nada o impede de instalar uma interface posteriormente.

Vamos começar, antes de darmos inicio certifique-se que esteja conectado, pois durante a instalação vai ser preciso de algumas atualizações.


1- Faça o download da imagem ISO do sistema Ubuntu-16.04.1-server-amd64


2-Grave a ISO em um CD ou DVD

3-Quando a mídia já gravada for inserida no PC já em modo de boot a tela inicial de seleção de idioma vai aparecer como na figura abaixo, selecione seu idioma e de prosseguimento a instalação.




4-Com o idioma já selecionado você será direcionado para a tela de seleção de instalação como na figura abaixo. Seleciona a opção Instalar Ubuntu Server.


5-Já na próxima tela será informado que o idioma da instalação selecionado não esta completo e se deseja prosseguir, com a tecla TAB você pode navegar pelo menu e selecionar yes.


6-Agora você deve selecionar o idioma do layout do seu teclado, neste exemplo foi selecionado Português Brasil:


7-Selecione Português Brasil nativo como na figura abaixo:


8-Agora informe qual será o nome do servidor como, neste caso usei o nome Ubuntu, selecione continuar assim como mostra a figura abaixo:


9-Informe o nome completo do usuário que vai utilizar o servidor e selecione continuar.


10-Informe o nome de usuário do servidor  e escolha continuar.


11-informe a senha da conta do usuário e selecione continuar.


12-Informe novamente a senha do usuário, se você escolher uma senha fácil o sistema vai lhe perguntar se você deseja realmente usar essa senha por questão de segurança, selecione continuar e prossiga.


13-você será perguntado se deseja criptografar a sua pasta pessoal de usuário, selecione não e prossiga.


14-Se você desejar usar o disco inteiro na instalação sem particionar selecione Usar disco inteiro e continuar e aperte enter.



15-Será mostrado a lista de disco rígidos presentes no seu PC, selecione o disco que será instalado o sistema..


16-A próxima parte vai lhe informar que as tabelas de partições foram alteradas, a partir daqui o processo e irreversível, tenha a certeza de que deseja realmente prosseguir com a instalação, pois todos os dados do disco serão apagados. Informe sim e prossiga. selecione sim e prossiga.



17-Será informado o tamanho total que será utilizado para o particionamento guiado, sou seja posteriormente você pode esta adicionando outros discos no seu PC e aumentando a capacidade de armazenamento do sistema, informe sim e prossiga.


18-você será perguntado se deseja aplica as modificações listadas informe sim e prossiga.


19-Agora você devera informar um servidor proxy, se a sua rede possui você devera informar pois todas as requisições web serão redirecionadas para ele. no caso desta instalação vou responder que não e prosseguir a instalação.


20-Lembram que no inicio do tutorial eu informei que antes da instalação deveria ser verificado o acesso a internet, pois bem chegou a hora de fazer a atualização do sistema de segurança. Selecione Instalar atualizações de segurança automaticamente.


21-Esta parte é a instalação de pacotes de para servidor, neste caso vamos ignorar e selecionar Continuar para prosseguir, pois estarei postando outros tutorias onde ensino a instalar os mesmos serviços manualmente.


22-Nesta parte você vai informar se deseja instalar o Grub para poder selecionar mais de um sistema operacional durante o boot. Isso e vantajoso para estudos, pois você pode ter vários sistemas em um mesmo disco rígido, mais para um ambiente de produção não e necessário pois um sistema por HD vai ocupar menos espaço.


23-Intalação concluída e só selecionar continuar para que o sistema seja reiniciado.


24-Uma vez reiniciado e só inserir seu login e senha previamente configurados e pronto. Você acaba de fazer a instalação de um sistema operacional de servidor Linux


Espero que gostem deste tutorial, nos próximos vamos ver passo a passo a instalação das principais aplicações para servidores. Um forte abraço e até a próxima. 


Um administrador de redes Linux e um profissional altamente capacitado para resolver problemas simples a e até mesmo complexos em um ambiente de produção, hoje em dia o mercado esta precisando cada vez mais deste tipo de profissional, se torne agora mesmo um desses profissionais. O curso a seguir e o mais bem elaborado particularmente, pois conta com os principais tópicos que são exigidos de um profissional desse nível. Acesse o link abaixo e conheça o curso.

 Click no link acima e faça um investimento na sua carreira.
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.
Usuários anônimos também podem comentar.