Baixe agora mesmo de graça um curso de cabeamento estruturado e fique por dentro de novidades do blog, inscrevendo-se logo abaixo.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Desbloquear Bios de notebooks para formatação.



Você já deve ter passado por esse problema, ao comprar um notebook desses novos modelos com o Windows instalado, o SO deu algum tipo de problema e precisou ser formatado. Nos modelos mais antigos bastava apertar uma certa tecla para entrar na BIOS do seu aparelho e configurá-lo para dar boot pelo CD-ROM, pendrive ou até mesmo um outro disco rígido.

Mas infelizmente os notebooks que estão sendo lançados recentemente estão vindo com um tipo de bloqueio no qual torna mais difícil a formatação e instalação de um outro sistema operacional, por outro lado o mesmo conta com um sistema eficiente de recovery onde você pode restaurar as configurações de fábrica toda vez que o sistema der algum tipo de problema. Mas digamos que você quer instalar outro SO, começar uma instalação o zero sem atualizar, pois bem esse tutorial mostra como você pode desbloquear a BIOS do seu notebook.

Essa dica deve funcionar se o seu notebook for um modelo novo e possuir um SO Windows a partir do 7 em diante, vou usar como exemplo o Windows 8.

1-O procedimento é simples como podemos ver na figura abaixo. Ao iniciar o Windows segure a tecla SHIFT e reinicie o sistema, não largue a tecla.




2-Se você fez o procedimento corretamente vai aparecer a tela Choose an option onde você deverá selecionar a opção Troubleshoot como é mostrado na figura abaixo:




 3-No próximo passo clique em Advance option como mostra a figura abaixo:


4-Já na próxima tela, selecione UEFI Firmware Settings para desbloquear a BIOS do seu notebook


5- Depois e só reiniciar.


Você será redirecionado para a tela da BIOS de seu notebook, a partir deste ponto as configurações variam bastante de notebook para notebook. Neste caso vou mostrar aqui a tela da BIOS de um notebook da Asus para termos uma noção bem geral de como seria o procedimento em outros modelos de notebooks como mostra a figura abaixo:

                               

Na aba Advanced você pode perceber uma opção chamada OS Support onde a BIOS está configurada para dar partida apenas no sistema Windows 8 que veio de fabrica como é mostrado abaixo:


Agora você pode desabilitar esta opção selecionando a opção Others.

     
Depois do procedimento acima e só navegar até a aba Boot e selecionar a opção Set Priority Boot daí e só você selecionar qual dispositivo pretende dar boot .

Obs.: Já em outros modelos de notebooks as opções de boot podem variar bastante, mas a visão geral é essa. Sempre vai haver uma opção que está amarrando o SO ao aparelho e basta desabilitá-la para começar a dar boot em outros dispositivos.
Espero que tenham gostado, logo logo estarei postando mais assuntos aqui no Blog.

Obrigado.

Você já pensou em fazer um curso de manutenção de notebooks?
Abrir um notebook para detectar um possível problema não e nada fácil
e quem sabe cobra caro pelo serviço. Essa e a sua chance de se tornar um
técnico em notebooks, podendo prestando serviços para pessoas e até para empresas.

                               
                                           
                                            Clik no link acima para conhecer o curso
                                                e acredite, o investimento vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.
Usuários anônimos também podem comentar.