Baixe agora mesmo de graça um curso de cabeamento estruturado e fique por dentro de novidades do blog, inscrevendo-se logo abaixo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

DDNS com redireconamento de porta gratuito



Para quem precisa publicar algum tipo de serviço na internet, acesso remoto ou até mesmo rodar aplicações que precisem de IP fixo a saída seria utilizar o serviço de DNS dinamito, que e um tipo de mapeamento no qual seu IP publico e mapeado e vinculado a um nome de domínio, assim caso seu IP mude não terá problema, pois sempre estará vinculado a um nome, e esse nome nunca ira mudar.

Ao falar em DNS dinâmico logo lembramos do Dyn Dns e No-IP, são os sites mais conhecidos no mercado que prestam esse tipo de serviço. Antigamente esse serviço era gratuito, mais com o passar do tempo passou a ser pago, mais depois de pesquisar bastante encontrei um site até famoso, mais pouco divulgado no Brasil que presta o mesmo tipo de serviço que os demais, porem gratuito, pelo menos até o momento.

Seu nome é Dynu DNS, com ele você pode contar com a principal funcionalidade de DNS dinâmico, e ainda conta um serviço de redirecionamento de porta também gratuito. Esse serviço e ideal para quem quer hospedar um servidor em casa, não possui IP fixo, a porta 80 e bloqueada pela operadora e não quer publicar o link do seu site deste jeito: http://seusite.com:8080, onde 8080 e a porta liberada no seu roteador para acesso externo.

Como esse serviço ativado você pode publicar o link do seu site normal sem as portas no final assim http://seusite.com, dai em diante o site do Dynu DNS redireciona as requisições da porta 80 para a porta 8080 aberta no seu roteador, assim seu site pode ser acessado de qualquer lugar sem ter que digitar as portas no final do link, e o serviço ainda possui um mascaramento de URL, para esconder a porta da URL já depois de redirecionada.

Este tutorial vou mostrar como criar uma conta do site do Dynu DNS e configurar seus principais serviços.

Passo 1: Primeiramente acesse o site dynu.com como na figura abaixo.






Passo 2: No canto superior esquerdo click em Create Account, preencha os dados para criar uma conta, após o cadastro você recebera um e-mail de confinação, e só confirmar e sua conta será criada.


Passo 3: Uma vez já logado no site com o seu login e senha informado no inicio do cadastro, será apresentado a tela do painel de controle do usuário onde você deve clicar em DDNS Serviçes como mostra na figura abaixo.



Passo 4: E hora da criação do seu domínio, nome que será vinculado ao seu IP publico, para isso clique em Add como mostra na figura abaixo.



Passo 5: agora na opção 1 você pode criar um domínio grátis, teste a disponibilidade no nome que você escolheu, na opção 2 você pode comprar um domínio personalizado, vamos criar um domínio teste gratuito.




Passo 6: Você ira para Manage Dynamic DNS Service onde em IPv4 Address você devera informar seu IP publico onde esta hospedado seu serviço a ser publicado, depois click em Dns Records como mostrado na figura abaixo.



Passo 7: Já em Dns Records preencha IPv4 Address com o seu IP publico, logo em seguida em Type escolha A-Ipv4 Alias como esta na figura abaixo, em seguida click em add Dns Record para salvar.



Passo 8: Feito isso seu domínio já esta vinculado ao seu IP publico, você pode fazer o teste de ping para o seu domínio obtendo como resposta seu IP publico como mostra na figura abaixo.



Passo 9: Uma vez que seu IP já esta vinculado ao seu domínio, vamos voltar para Manage Dynamic DNS Service para configurar o redirecionamento de porta clicando em Web Redirect como na figura abaixo.



Passo 10: Na opção Hostname or IP seu domínio ou IP publico, na opção Type selecione Port Forwarding, na opção Port informe a porta esta publicando seu serviço aberta em seu roteador, caso queira mascarar a porta de sua URL marque a opção Mask/cloak Url como na figura abaixo.


Agora vamos imaginar que o serviço que você quer publicar e um Servidor Web, com essas configurações feitas acima você poderá acessar seu site sem a necessidade de indicar as portas no final da URL.

Mais temos um problema, seu IP publico e dinâmico, ou seja ele poderá mudar sem aviso prévio ocasionando na perda de acesso de seus serviços. Para resolver esse problema vamos instalar um cliente que ira mapear seu IP publico e quando houver mudança ele enviar seu novo IP para a Site do Dynu atualizar essa informação, assim seu IP sempre estará atualizado de forma dinâmica e sempre estará vinculado ao seu domínio, agora siga os passos abaixo.

Passo 11: No user Control Panel click no icone Download.


Passo 12: Baixe o client para seu Sistema Operacional, neste exemplo usarei o client Windows.



Passo 13: A instalação do client e bem simples, após a instalação o client será inicializado, informe seu login e senha do Dynu DNS e aperte em Save, pronto agora seu client já esta configurado para inicializar automaticamente e enviar informações do seu IP toda a vez que ele mudar.


Terminado. Agora você poderá publicar diversos serviços na internet sem se preocupar com IP dinâmico.
Você gostos deste tutorial? deixe um comentário logo abaixo.
Obrigado por acessar WS Cursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.
Usuários anônimos também podem comentar.